quarta-feira, 24 de julho de 2013



Acadêmicos: Leonnardo Vieira, Pamela Savala e Renata Cáceres

                                              MATERIAL PEDAGÓGICO

IDENTIFICAÇÃO
Nome do material: Descobrindo a Textura através do Mundo Impressionista                  
Série: Series iniciais e Pré escola 
Tema: Texturas, obras e artistas impressionistas

OBJETIVO
O material pedagógico “Descobrindo a Textura através do Mundo Impressionista” tem por objetivo estimular a percepção tátil através do contato com obras impressionistas.

A CAIXA DE TEXTURAS
O material pedagógico consiste na exposição de uma caixa de texturas que terá um formato cubico. A caixa tem por finalidade propiciar a criança o contato com diferentes tipos de formas, tamanhos, formatos, temperaturas e sensações, para que desta forma ela possa conhecer o mundo. Estarão presentes no lado exterior seis obras de arte impressionistas e no seu lado interior o recorte de um detalhe marcante retirados de cada obra de arte. Este recorte será construído em diferentes tipos de materiais que permitirão um resultado em relevo.
No mundo tudo é novo ao olhar da criança, tudo é magico, ela sente a necessidade do experimentar, sentir e vivenciar tudo o que é proposto a seu ver.

PROPOSTA EDUCATIVA
Utilizaremos com proposta para à ação pedagógica a abordagem triangular reformulada no Brasil por Ana Mae Barbosa. Será levada em consideração a faixa etária da criança, pois elas serão orientadas a partir dos vértices dessa abordagem.
Na contextualização histórica faremos um percurso que trate das principais características do movimento impressionista, principais elementos visuais encontrado nas obras e um breve percurso a certa da vida e obra dos artistas a serem estudados. A criança poderá apreciar cada elemento da obra de arte impressionista através do recorte que será ressaltado no exterior e interior da caixa de texturas. 

FOCO PRINCIPAL E POSSÍVEIS DESSOBRAMENTOS
O foco principal do material pedagógico é investigar e apreciar obras de artistas impressionistas através do contato com texturas sensoriais a fim de ampliar o conhecimento de mundo do individuo.  
Tendo como suporte e desdobramento a identificação do recorte encontrado no interior da caixa com a obra de arte correspondente no exterior da mesma, partindo do mesmo princípio do jogo de memória.
Outra possível atuação é propor uma atividade pautada no fazer artístico, conduzindo uma atividade onde os alunos poderão criar uma obra com texturas e relevos. Poderão ser distribuídos materiais que a criança irá adicionar a sua composição, assim como pedaços de barbantes coloridos, papel crepom em diversos formados, algodão entre outras formas que possibilitam uma criação em relevos.  

REGRAS DO JOGO E COMO JOGAR
O primeiro passo a atingir com o jogo é de essencial importância, o professor deverá percorrer o caminho histórico a cerca do Impressionismo, traçando um caminho simplificado sobre o tema, apontando principais características e elementos de fácil compreensão, pois os alunos são de pouca idade. Após o momento da contextualização histórica o professor irá conduzir a leitura de imagem elegendo os principais elementos encontrados nas obras a serem estudadas. Ele apresentará as características da obra Impressionista juntamente com a vida de cada artista.
No segundo momento o professor irá abrir a caixa de texturas virando o lado exterior (com as obras impressionistas) para o chão. A criança será convidada a se aproximar da caixa aberta (planificada) e explorar cada elemento sensorial proposto no interior da caixa. Após está descoberta livre o professor irá conduzir uma investigação a cerca de cada recorte, apontando os elementos que se destacam, conduzindo uma leitura a partir dos questionamentos e respostas obtidas com a leitura da criança, exemplo: Com o que parece essa parte aqui? De que cor ela é? Que sensação ela nos trás? É quente? É áspero? É macio? Que formato tem? (...)
No terceiro momento a criança será convidada a descobrir a que obra de arte aquele recorte corresponde, assim como um jogo de memória, podendo-se relacionar a que pedaço o recorte remete, se é um céu, a roupa de uma bailarina.